PROJETO LEGAL DE ARQUITETURA

 

O processo de construção de uma residência passa por diversas fases que vão desde a aquisição do lote, concepção e desenvolvimento do projeto, a aprovação junto a prefeitura e, finalmente, a construção. 

O projeto legal, ou projeto arquitetônico, deve conter informações

 necessárias e suficientes ao atendimento das exigências legais para os procedimentos de análise e de aprovação da construção, junto os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos, como departamento de obras e de urbanismo municipais, conselho dos patrimônios artísticos e históricos municipais e estaduais, autoridades estaduais e federais para a proteção dos mananciais e do meio ambiente, Departamento de Aeronáutica Civil.

Também deverá conter informações detalhadas sobre o terreno, a edificação, o zoneamento urbano, as áreas de circulação, ventilação e iluminação, acessibilidade em casos onde a legislação exigir, segurança contra incêndios. 

O objetivo do projeto legal é garantir que a edificação seja construída em conformidade com as leis e diretrizes vigentes de cada município, além das normas estaduais e federais pertinentes para cada caso, garantindo a segurança, o conforto e a acessibilidade aos seus futuros moradores.   

desenho-planta-casa.jpg
SITE HOME (1).png

ETAPAS PARA APROVAÇÃO DO PROJETO

 

O projeto legal é composto por desenhos técnicos, como plantas, cortes e elevações que comprovam as medidas da construção, além do memorial descritivo que tem a finalidade de descrever de forma sucinta os tipos de materiais que serão empregues na construção.

Para aprovação deverá seguir uma sequência de documentos técnicos definidos pela NBR 13532, que descreve as etapas e procedimentos para elaboração e aprovação do projeto legal.

DESENHOS:-

- Planta geral de implantação;

- Planta de terraplenagem;

- Cortes de terraplenagem;

- Planta dos pavimentos;

- Planta das coberturas;

- Cortes da edificação (longitudinais e transversais);

- Elevações (frontais, laterais e posteriores)

TEXTOS:-

- Memorial descritivo da edificação;

- Memorial descritivo dos elementos da edificação,

dos componentes construtivos e dos materiais da construção;

 

 

Agora que você já conhece a importância do Projeto Legal, a FAO Engenharia está aqui para ajudar a construir a casa dos seus sonhos. Aqui seu projeto será desenvolvido por profissional habilitado para fazê-lo, com a garantia de que sua casa estará sendo construída respeitando a todas as normas do município. 

Na FAO Engenharia você também poderá optar por contratar o PROJETO EXECUTIVO e os PROJETOS COMPLEMENTARES, tais como projeto de fundação, estrutural, hidrossanitário, elétrico, hidráulico, etc. 

Para obtenção do alvará, ou seja, para que sua obra tenha a autorização da Prefeitura para ser iniciada, o projeto executivo ou complementar não é obrigatório, mas podem ser muito importantes no momento da obra, ajudando os profissionais responsáveis pela execução a evitarem gastos desnecessários de materiais com retrabalhos e atrasos na entrega da construção.