AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

 

Pela definição do IBAPE/SP a avaliação de um bem consiste na “análise técnica, realizada por Engenheiro para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data”.

 

A Engenharia de Avaliações é o campo da Engenharia que consiste no “Conjunto de conhecimentos técnico-científicos especializados aplicados à avaliação de bens”. É a ciência que subsidia a tomada de decisão a respeito de valores, custos, frutos e direitos e é empregada em uma variedade de situações, tanto no âmbito judicial como extrajudicial.

 

Mais comum e mais importante do que se imagina, a avaliação de imóveis é um processo necessário em diferentes tipos de situações. A avaliação de imóveis é a análise do valor de mercado que um bem imobiliário vale, e quando realizada por um engenheiro são utilizados procedimentos técnicos submetidos a norma padrão regulamentadora NBR 14653.

 

 

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE AVALIAÇÕES?

 

A Principal função do engenheiro avaliador é atribuir valor a um bem, a partir de um conjunto de conhecimentos específicos e metodologia científica. A Formação técnica, vivência de mercado e habilidade com matemática e inferência estatística são requisitos importantes.

A avaliação leva em consideração alguns procedimentos e critérios, como as características do imóvel, pesquisa de mercado, construções variáveis, análise estatísticas e o mercado imobiliário da região onde está localizado. Quando elaborado por um Engenheiro avaliador, outros fatores são analisados, tais como:

- Parâmetros urbanísticos e zoneamento;

- Aproveitamento máximo;

- Tipos de ocupação permitidos pela legislação;

- Topografia;

- Área construída;

- Localização.

A atividade não se resume, porém, aos imóveis urbanos. Inclui também as propriedades rurais, empreendimentos, máquinas, equipamentos, instalações, bens industriais, recursos naturais e ambientais e patrimônios históricos. Tudo isso está previsto na NBR 14653 – Avaliação de Bens, cuja primeira parte define as metodologias e parametrizações utilizadas nos laudos e pareceres de avaliação mercadológica.

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS

 

Avaliar seu patrimônio é uma grande responsabilidade, requer experiência, capacitação e seriedade. A determinação do valor é de responsabilidade e da competência exclusiva dos profissionais legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, em acordo com a Lei Federal no 5.194 e com as Resoluções no 205 e no 218 do CONFEA”.

Conte com a expertise da FAO Engenharia.